Foto: Deni Zolin
Como uma das maiores feiras do agronegócio do mundo, a Expodireto Cotrijal também é uma importante vitrine para empresas voltadas ao agronegócio. Inclusive, os pequenos investimentos em tecnologia que despontam por todo o país. É caso das startups residentes da Pulsar Incubadora Tecnológica, vinculada ao InovaTec – Parque Tecnológico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Nesta edição, sete empresas estão presentes na feira de Não-Me-Toque para mostrar as suas inovações e buscar parcerias. Os empreendedores estão presentes no estande da UFSM.
Rosana Taschetto Vey, cofundadora e CEO da Inocular Soluções Agrícolas, uma das startups do InovaTec, visualiza no evento uma oportunidade para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela empresa e espera a possibilidade de conexões com outros empreendedores, fazendo parcerias estratégicas no setor e com produtores de diferentes regiões do Estado para ampliar seus negócios.
A Inocular pesquisa soluções inovadoras para o manejo biológico na agricultura. Segundo Rosana, a Expodireto é uma vitrine única para destacar nossa proposta de valor e conquistar a confiança do mercado.
– As expectativas são elevadas, pois vislumbramos não apenas visibilidade, mas também feedback valioso para aprimorar nossos serviços – afirma.
A CEO diz que a feira representa um catalisador para o crescimento da startup e se mostra ansiosa para contribuir positivamente para o ecossistema, oferecendo soluções que impulsionam a eficiência e sustentabilidade no agronegócio.
Com uma extensa programação, a Expodireto conta com fóruns, palestras, mesas de debates e expositores nacionais e internacionais. Em sua área de 131,2 hectares, máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, pesquisa e serviços voltados ao campo são expostos aos mais de 300 mil visitantes que passam ao longo dos cinco dias de evento.
As empresas
Startups do InovaTec que estão expondo na Expodireto de 2024:
- Spray Solutions
- Zeit
- Bioagreen
- Farm 360
- Inocular Soluções Agrícolas
- Crops Team
- Performance Vegetal
Cotrijal apresenta projeto de ampliação do parque de exposições
A direção da Cotrijal, organizadora da Expodireto, apresentou de forma oficial o projeto de ampliação do parque onde acontece a feira. A intenção é aumentar em 60% a área de máquinas e equipamentos. Para isso, no entanto, será necessária a realocação do trecho da ERS-142 que hoje passa em frente ao parque.
Desde a primeira edição, em 2000, a área de exposição do Parque da Expodireto quadruplicou. No primeiro ano, o parque tinha 32 hectares e atendeu 114 expositores. Desde 2023, são 131 hectares, que recebem mais de 570 expositores. Em 2024, foi estruturado um novo estacionamento, para 2 mil vagas de carros e motos, ampliando as vagas para 11 mil.
– Temos muitos expositores aguardando vaga na feira e esperamos o apoio dos governos estadual e municipal para conseguir concretizar esse projeto –afirma o presidente da Cotrijal e da feira, Nei César Manica.
O anúncio aconteceu em solenidade no estande da prefeitura de Não-Me-Toque, logo após a abertura oficial, na segunda-feira. O governador Eduardo Leite (PSDB) informou que algumas questões burocráticas relacionadas à rodovia precisam ser encaminhadas. Dentre elas, a municipalização da rodovia.
– O pedido é meritório e se justifica, contem com a gente – garantiu Leite, que participou da abertura da Expodireto.